Os 10 Erros mais comuns dos empreendedores

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:

Para começar, o que é empreendedorismo?

 

O empreendedorismo é a capacidade de idealização, coordenação e realização de projetos e negócios, ou seja, dar vida a uma ideia nova com o objetivo de gerar frutos, desde a visibilidade até o lucro.

Você certamente já sonhou em ter o seu próprio negócio, certo? Sabemos que  empreender é uma jornada difícil, que exige além de tudo, responsabilidades e uma boa dose de dedicação. Como empresário ou empreendedor, você cometerá diversos erros – o que não é nada, desde que você esteja pronto para aprender e tentar evitá-los no futuro. É assim que a maioria dos empreendedores aprendem e prosperam. 

 

A Somarte Contabilidade preparou esse artigo para que você possa ser um empreendedor de sucesso, afinal, o conhecimento é uma das formas mais importantes de lidar com problemas e situações desafiadoras. Listamos os 10 erros mais comuns que os empreendedores cometem. 

1 – Falta de planejamento   

Às vezes o entusiasmo e o ânimo atrapalham esta fase e o desejo de iniciar tudo logo de vez faz com que muitos empreendedores pulem esta etapa tão importante!

Antes de iniciar qualquer coisa é preciso fazer um plano de negócios, será através dele que você irá definir ações, metas de curto, médio e longo prazo, análises das variáveis de mercado, projeções financeiras e estratégias de vendas e marketing. Não precisa ser nada longo, mas um roteiro sobre como, quando e até onde deseja chegar é importante!

 

2 – Superestimar o crescimento do seu negócio

Otimismo é bom, mas achar que logo nos primeiros meses, o seu negócio já vai conseguir vencer e ultrapassar a concorrência pode ser perigoso. Além de te acomodar pode te deixar frustrado e desestimulado quando perceber que as coisas geralmente não são assim.

Pé no chão! O crescimento virá, mas somente com muito trabalho!

 

3 – Atuar na informalidade

Seu negócio nunca irá crescer se você não encarar ele de forma profissional e séria e para isso você precisa formalizar ele! Ter um CNPJ não somente vai formalizar seu negócio mas vai te abrir portas para outros tipos de clientes, ter acesso a outros fornecedores e fazer com que trabalhe com mais afinco e dedicação.

 

4 – Falta de capacitação ou empreender em uma área sem conhecimento

Você ficou empolgado em ver que seu amigo está ganhando muito dinheiro com uma loja de doces, então você decide abrir uma também mas não entende nada deste mercado! Qual a probabilidade do seu negócio dar certo?

Se você não tiver um sócio que tenha experiência na área, é bem possível que seu negócio não vá para frente! Porque? Porque conhecimento é tudo e se você não o tem, o sucesso não vem!

 

5 – Desorganização financeira

A gestão das finanças da empresa deve ser uma prioridade! Então nesta área falamos sobre a responsabilidade de pagamento das taxas, a gestão do fluxo de caixa e contas da empresa e ter um capital de giro, que é fundamental em qualquer tipo de negócio.

Ter a ajuda de um contador é sempre bom! Procure um de confiança.

 

6 – Falta de validação de ideia ou produto

Outro erro comum é a falta de validação de produto a ser vendido ou de alguma ideia do seu negócio.

Antes de vender um produto ou de aplicar uma ideia em sua empresa, faça uma validação, que nada mais é do que um pequeno teste de aceitação de mercado. Se não sabe ainda como fazer isso e tiver interesse podemos falar mais sobre em breve.

 

7 – Acreditar que irá ganhar dinheiro rápido

Na sede do sucesso, muitos empreendedores acreditam que vão ficar ricos rapidamente e quando isto não acontece ficam frustrados, desanimados e alguns até desistem dos seus negócios.

Um empreendimento deve ser pensado sempre em longo prazo, algumas empresas de muito sucesso demoraram anos para ter lucros.

 

8 – Não investir em marketing ou investir em qualquer tipo de marketing

Não espere que os clientes vão até você! Você precisa ir até eles, e isto será feito através do marketing.

Um erro muito comum é abrir uma empresa e não investir nada na divulgação dela! Ou investir em um tipo de marketing que não está de acordo com o perfil do seu negócio.

 

9 – Não inovar, não ter um diferencial

Todo negócio precisa ser único, ter algo diferente do seu concorrente. Seja o atendimento, seja na forma de entrega ou em qualquer outro detalhe, você precisa decidir qual será o seu diferencial e como você deve se destacar dos demais.

Ignorar isso é ser engolido pelos mais experientes.

 

10 – Desistir fácil

Um erro muito comum é desistir no primeiro obstáculo. Muitos obstáculos virão e será sua capacidade de supera-los com paciência, garra e dedicação que vai garantir que ao passar por cada um deles, fique mais experiente e mais próximo do sucesso!

 

Vimos que começar um negócio próprio não é uma tarefa fácil, mas com capacitação, planejamento e foco é possível sim ter sucesso!  Empreender é um estilo de vida, dedique-se!

Conte conosco para abrir sua empresa gratuitamente e ainda tenha uma contabilidade completa, por um preço justo. Acesse: www.somarte.com.br e saiba mais.

Classifique nosso post

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio?

Encontrou! Clique no botão abaixo e fale conosco!

Two Businesswomen With Laptop At Desk In Open Plan 2022 02 02 04 50 15 Utc E1676379908582.webp - Somarte contabilidade

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
O que é o imposto de renda?   O Imposto…
Cresta Posts Box by CP