O que é um contrato social?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Contrato Social - Somarte contabilidade

Contrato social é o documento que oficializa a criação de um negócio societário. Nele estão todos os dados da empresa, como razão social, endereço da sede, informações sobre os sócios, dentre outros.⠀

A única maneira de uma empresa começar suas atividades é com a criação de um contrato social. Ele permite, entre outras coisas, a abertura de uma conta jurídica, a obtenção de empréstimos e a emissão de uma nota fiscal.⠀

No contrato precisa ter informado: o capital da sociedade, incluindo bens, as atividades e serviços desenvolvidos, definir o tipo de empresa e o local onde vai operar, a qualificação dos sócios, especificando  a participação de cada um, quais são os seus direitos e obrigações e quem são os administradores, definir o pró-labore, entre muitas etapas que contam com extrema atenção e cuidado!

Este contrato deve ser arquivado na junta comercial e para elaboração, deve contar com a consultoria de um contador ou advogado, que será assinado pelo mesmo.

Formatos de contrato social

Existem três formatos de contrato social, que dependem da natureza jurídica de cada sociedade: Contrato Social da Sociedade Limitada, Contrato Social do EI, Contrato Social para EIRELI. O governo é quem classifica cada empresa e a partir dessa classificação que se determina o formato do documento. 

Já deu para perceber a importância do contrato social, não é mesmo? O próximo passo é entender quais informações devem constar na elaboração.

Quais  os principais dados?

Os principais dados são:

  • Dos sócios (nome completo, endereço residencial, estado civil, nacionalidade, profissão, RG e CPF);
  • Da empresa (razão social, atividades/serviço, endereço e prazo da sociedade);

Com o formato de contrato social definido e as principais informações recolhidas, a próxima etapa é a criação do documento. Nesse momento, é muito importante estar atento aos detalhes técnicos e inserir os dados corretamente. Um profissional de contabilidade pode ser muito útil na elaboração do contrato, trazendo mais segurança e agilidade na abertura do negócio e dando suporte na estruturação das cláusulas. 

Após a elaboração do documento, deve-se arquivar o contrato social na Junta Comercial do estado onde a empresa está localizada. 

Agora que você já entendeu como elaborar um contrato social e sua importância, é preciso se informar mais sobre a abertura de empresas, e o artigo como abrir uma empresa será uma leitura complementar muito interessante. 

Quer saber mais? Entre em contato com o nosso time de especialistas: www.somarte.com.br

Classifique nosso post

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio?

Encontrou! Clique no botão abaixo e fale conosco!

Two Businesswomen With Laptop At Desk In Open Plan 2022 02 02 04 50 15 Utc E1676379908582.webp - Somarte contabilidade

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Para quem está começando a empreender, o plano de negócios…
Cresta Posts Box by CP