Uma das maiores preocupações de quem possui um negócio é a gestão financeira, o controle financeiro é a base de qualquer negócio, independente do seu porte ou setor.
Quando se tem uma gestão financeira eficiente o seu negócio se desenvolve e cresce bem estruturado e com segurança.
E para te ajudar, listamos 6 dicas úteis que vão te ajudar a manter seu controle financeiro em dia. Confira:
1. Tenha o controle de todos os gastos
Muitos empreendedores erram porque só fazem o registro de vendas e o pagamento de contas. É necessário ter o controle de todos os gastos, sejam os lucros, despesas e etc, tudo deve estar devidamente computadorizado para facilitar a análise e controle..Faça relatórios financeiros com periodicidade, tenha um time de financeiro alinhado e se possível, invista em tecnologia e consultorias especializadas.
2. Tenha objetivos e metas
O objetivo é um marco importante a ser alcançado, ele deve ser realista e condizente com a capacidade da sua empresa. Já as metas são etapas importantes para se conseguir realizar o objetivo. Defina suas metas, mapeie as ações necessárias, crie um cronograma e acompanhe os resultados de perto. O importante é que tudo seja quantificado e medido. Quantos leads você quer gerar e em quanto tempo? E assim por diante. Você precisa saber ter objetivos e metas para que seu negócio não “se perca”.
3. Faça projeções para o longo prazo
Com um planejamento e controle financeiro alinhado você consegue fazer o seu negócio rodar com o faturamento que ele vai gerar, evitando possíveis problemas com o capital de giro no futuro.
É fundamental entender como está o ciclo operacional das atividades da empresa e saber definir o valor das despesas que existem em cada etapa, como aquisição, estocagem, fabricação, venda e pagamento, para que todas as despesas sejam planejadas de acordo com seu potencial de retorno. Para entender sobre a melhor maneira de guardar este dinheiro e fazer com que ele continue gerando lucro com segurança e a possibilidade de resgate com facilidade, converse com o seu contador e definam a melhor estratégia para este fundo!
4. Tenha uma equipe engajada no controle financeiro
Envolva toda a equipe o máximo possível no controle e na redução de custos, nos gastos conscientes, na visão de lucro, na sinalização de possíveis déficits. Para isso, é importante tornar a gestão colaborativa. Se todos se sentirem donos do negócio, zelarão por ele.
5. Separar as despesas pessoais das empresariais
Um dos maiores erros de um empreendedor é misturar as despesas pessoais com as empresariais, é fundamental que essas despesas sejam separadas. Estabelecer um pro labore para os sócios, ou mesmo para você, caso seja um empreendedor individual é de extrema importância. Manter as contas bancárias separadas é um outro fator importante, existem instituições de bancos que oferecem contas para PJ com diversas condições inclusas para PF. Se você tiver essa gestão e souber separar as despesas não terá problemas futuros.
6. Procure a ajuda de especialistas financeiros
O melhor é ter o auxílio de um bom profissional da área, como seu contador ou um especialista em gestão de negócios. Eles te orientarão para organizar seu planejamento da melhor forma, corrigindo quaisquer erros na gestão do dinheiro de sua empresa e sanando todas as dúvidas financeiras que por ventura você tenha.
Não perca tempo deixando as finanças do seu negócio sem a devida atenção. Lembre-se sempre de que fluxo de caixa é o coração de qualquer empresa. Logo, conhecer e cuidar corretamente do dinheiro do seu negócio é trabalhar para que ele continue operando bem e existindo por um longo tempo. Conheça a Somarte Contabilidade e saiba como podemos ajudar na organização financeira e contábil da sua empresa de forma segura, online e rápida.