Para quem está começando a empreender, o plano de negócios é uma ferramenta que pode trazer muitos benefícios e ajudar a evitar muitos riscos.
Mas afinal, o que é um plano de negócios e qual a sua importância?
O plano de negócios é um documento que descreve informações sobre a empresa como: objetivos, ações a serem realizadas, além de antecipar situações, criar estratégias para lidar com elas e realizar uma análise de mercado. Ao colocar esses dados no papel, fica mais fácil identificar falhas e possíveis imprevistos que possam surgir futuramente e, assim, restringi-los. Por isso é tão importante a criação do plano.
Entre suas funções estão: organizar as ideias de um novo empreendimento, orientar a expansão de uma empresa já existente, apoiar as estratégias do negócio, facilitar a comunicação entre os envolvidos (sócios, colaboradores, parceiros e outros) e captar recursos para a empresa. A finalidade é identificar a viabilidade do negócio pelos pontos de vista estratégico, mercadológico, operacional e financeiro.
Agora que você já sabe a importância de um plano de negócios, o próximo passo é aprender como elaborá-lo.
Como elaborar um plano de negócios?
Não existe uma formatação única, o documento pode ser feito de várias formas, mas algumas informações são imprescindíveis na criação do plano.
O primeiro passo é analisar os produtos/serviços, o ramo e local de comercialização (pode ser online ou offline), o histórico da empresa (se houver), sua identidade, sua missão e público alvo. O plano de negócios começa com as informações mais importantes do empreendimento.
Em seguida, elabora-se a análise de mercado. Essa etapa inclui a análise de públicos, concorrentes e fornecedores. Todos esses dados reunidos apresentam as ameaças e oportunidades externas do mercado em que o negócio está inserido e são muito valiosas para o plano de negócios.
Após a análise de mercado, já é possível planejar as atividades e ações que serão tomadas no plano de marketing. Nesse estágio, são criadas estratégias de venda pensando nas 4 áreas básicas do marketing: Produto, Preço, Pontos de venda e Promoção (Comunicação).
A próxima etapa é o plano operacional, que vai descrever o funcionamento e os processos do seu negócio, ou seja, como as estratégias vão ser colocadas em prática. É nesse momento que são inseridos os passos necessários para o funcionamento do plano.
O plano financeiro é o estágio seguinte. Essa é a parte do documento que contém dados financeiros do empreendimento como custo inicial, despesas, receitas, lucros, capital de giro e outros, todos esses dados reunidos trarão um panorama da saúde financeira do negócio e do investimento total dedicado a ele. Aqui é de extrema importância que o seu contador esteja por dentro.
Com as etapas anteriores bem estruturadas, já é possível realizar uma análise de cenários, onde o empreendedor pode especular situações e se preparar para solucioná-las da melhor forma. Ao finalizar a análise de cenários é essencial fazer uma avaliação do plano de negócios, conferir cada ponto avaliado e identificar se todas as etapas estão alinhadas para que traga bons resultados.
Depois disso, é só colocar seu plano de negócios em ação e aproveitar os benefícios empreendendo de forma mais segura e assertiva.
Você quer abrir a sua empresa, ou precisa de ajuda com a gestão contábil? Nós vamos te ajudar! Acesse: www.somarte.com.br e fale conosco.