A modalidade de “Freelas” vem conquistando o mercado, e ainda que seja de forma “informal” exige uma grande importância de formalizar o seu trabalho. Mas como? É aí que entra o MEI. Como obter um MEI? E o que isso vai agregar no meu negócio? Neste artigo falaremos quais são os benefícios e como obter um MEI. Está preparado? Continue a leitura.
O que é o MEI?
Para começarmos, o que é ser um MEI? O Microempreendedor Individual (MEI) é o profissional que atua por conta própria, ou seja, de forma autônoma. Foi criado no Brasil em 2009 com o intuito de simplificar o processo de regulamentação e possibilitar que os empreendedores tivessem além da regularização do seu negócio, benefícios.
Mas por que devo ser MEI?
Existem várias vantagens em se tornar MEI, além de regularizar o seu negócio e passar credibilidade para o seu cliente você tem diversos ganhos para o seu negócio. Falta algum incentivo para você se tornar um microempreendedor?
Você sabia que não há custo para se tornar MEI? Isso mesmo, enquanto outras categorias de empresas apresentam maior burocracia e investimento financeiro inicial, o microempreendedor individual não paga nada para realizar seu cadastro. Além disso, com o MEI você tem:
Direitos previdenciários:
Se seu negócio estiver como MEI e com o pagamento das mensalidades em dia, dos R$55 que você paga de DAS, R$49,90 vai para o INSS (sendo o valor dos 5%).
Ou seja, você estará protegido pela Previdência Social em alguns benefícios de grande importância, como auxílio-doença, salário maternidade e até aposentadoria por invalidez e por idade. Além disso, os seus dependentes também terão direito à pensão por morte e auxílio-reclusão. Tudo isso desde que o MEI tenha cumprido o tempo de carência determinado na Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008 .
Possibilidade de contratação
O MEI pode contratar até (1) um empregado para ajudar no negócio, pagando o valor de um salário-mínimo ou o piso da categoria.
Dá para emitir nota fiscal
Nesse ponto, podemos voltar ao argumento dado lá no começo. A emissão de nota fiscal faz com que o freelancer tenha mais credibilidade no mercado e com isso, você conquistará mais clientes.
Como se cadastrar MEI para freelancer?
Você viu todas as vantagens em se tornar MEI, correto? Para se cadastrar é bem tranquilo, é possível fazer pela internet em poucos minutos. Assim que finalizar o cadastro, o MEI recebe o seu CNPJ e um alvará provisório de funcionamento.
Importante: Mensalmente, o MEI tem a obrigação de pagar o INSS e os impostos cabíveis, conforme explicamos anteriormente, através do DAS MEI (Documento de Arrecadação Simplificada do Microempreendedor Individual).
Por fim, sabemos que empreender é uma tarefa que exige uma responsabilidade muito grande, organização e um bom gerenciamento financeiro, são pontos essenciais para o sucesso de qualquer negócio. A Somarte Contabilidade está aqui para ajudá-lo, você é um microempreendedor e tem alguma dúvida ou precisa de ajuda? Entre em contato conosco: www.somarte.com.br