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Empreendedorismo Feminino: Oportunidades e Desafios no mercado

O número de mulheres empreendedoras vem crescendo no Brasil, mas ainda existem muitas coisas para serem conquistadas. Quando falamos do empreendedorismo feminino, vai muito além do empoderamento da mulher, ele carrega uma mudança socioeconômica. 

 

Segundo a Dados da última pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo IBGE, aponta que cerca de 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios no Brasil e que, em 2018, elas já eram 34% dos “donos de negócio”. 

 

Para elas chegarem até aqui foram inúmeras lutas, desde política até direitos como poder trabalhar, agora mulheres ocupam cargos de lideranças e comandam suas próprias empresas. Mas infelizmente, nem tudo são flores. Empreender por si só exige muita dedicação e coragem. Mas quando se é mulher, alguns desafios tornam o ato de empreender ainda mais difícil.  E quais são esses desafios?

 

Conciliar vida profissional e pessoal. 

 

Segundo a Rede Mulher Empreendedora (RME), 53% das empreendedoras brasileiras são mães. Além disso, nos últimos dois anos, a taxa de empresárias que são chefes de família passou de 38% para 45%. Esses dados revelam a necessidade de conciliar a jornada familiar com a jornada de trabalho. É importante lembrar que, por mais que ainda seja um desafio, esse cenário vem mudando, muitos pais e maridos estão se conscientizando a respeito da divisão do trabalho doméstico e cuidado parental.

 

Preconceitos

 

Hoje ainda existe muita descriminação baseada em estereótipos de gênero, refletindo em uma sociedade patriarcal. Prova disso é que, segundo análises realizadas pelo Sebrae e o IBGE, as mulheres têm nível de escolaridade 16% superior ao dos homens, mas ganham 22% menos do que os empresários. 

 

Isto porque, as mulheres ainda sofrem julgamentos desiguais em relação aos homens. Por sua vez, eles ainda são considerados mais competentes em assuntos relacionados a negócios. 

 

Insegurança

 

Infelizmente, muitas empreendedoras são constantemente questionadas sobre sua competência de empreender. Isso reflete muito na segurança e autoestima da maioria das empreendedoras, que muitas das vezes, acabam duvidando dos seus próprios potenciais. 

A insegurança resulta em medo na hora da tomada de decisões e, por vezes, faz com que o crescimento espontâneo do negócio seja atrasado em função dessas questões psicoemocionais. No Brasil, as mulheres representam 52% da população. Porém, só assumem cargos de liderança em 13% das 500 maiores empresas do país. 

Ou seja, mesmo com os avanços conquistados até aqui, ainda há um longo caminho pela frente até alcançarmos a igualdade plena entre homens e mulheres no empreendedorismo. 

 

Oportunidades do empreendedorismo feminino

 

Aos poucos o empreendedorismo feminino vem mudando o mercado, transformando o ambiente empresarial mais inclusivo e inovador. Ao impulsionar uma forma diferente de pensar os negócios, as mulheres conquistam protagonismo e mais espaço, bem como reconhecimento e satisfação na vida pessoal e profissional.

Muitas empreendedoras estão se tornando  protagonistas não só do seus negócios, mas da sua vida. Mulheres no empreendimento, conseguem gerar empregos e contratar mais mulheres, dando a elas a oportunidade de assumir cargos de destaque.

  

A chave para quem é mulher e está pensando em empreender é pensar muito bem no seu modelo de negócios e ter um bom planejamento, além disso, não desistir dos seus objetivos, é preciso ter força e coragem para ser uma empreendedora de sucesso. 

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