A crise do COVID-19 pegou desprevenido os empreendedores, microempreendedores individuais (MEI), autônomos, microempresas (ME) e até empresas de grande porte, fazendo com que o faturamento caísse e muitos dos casos fossem fechados. Seja qual for a origem ou o tamanho do problema, ele nunca dura para sempre, não é mesmo? Por isso, é preciso se preparar e aprender como superar a crise econômica, pensando nisso, listamos 5 dicas que vão te ajudar a enfrentar uma crise econômica. Confira:
1 – Projete suas receitas e despesas para os próximos meses.
Você possui um fluxo do seu caixa? Se não possui, essa é hora! Outro passo é responder às seguintes perguntas: Mensal, quais são os custos fixos e variáveis da sua empresa? Quanto você precisa de capital para que seu negócio possa funcionar durante um mês?
Você tem essas respostas? Se você não tem, pare agora e liste todas as despesas do seu negócio. Quantos será necessário para manter seu negócio durante os próximos meses dessa crise? Se você não tem ou não sabe como fazer um fluxo de caixa, temos um artigo que vai te ajudar.
2 – Adiar o pagamento de impostos
O governo prorrogou o pagamento do simples nacional, ou seja, se você é MEI ou possui uma microempresa, devido a crise, o DAS de março, que vence no mês de abril, foi prorrogado para julho, o de abril que vence em maio, foi prorrogado para setembro e o de maio que vence em junho foi prorrogado para novembro.
Se você não tem um caixa, ou reserva para esses meses de crise, prorrogar o pagamento do DAS é uma alternativa de folga para esses três meses, mas cuidado para não se perder.
3 – Foco no cliente
Os negócios que sobreviveram durante 2020 e o começo do ano de 2021 precisam se adaptar. Fique de olho no seu cliente, estude o seu público, saiba o que eles estão buscando no mercado e o que os seus concorrentes estão oferecendo, você precisa ter todas as informações necessárias para poder oferecer novos serviços ou produtos. Se for necessário, faça promoções dos seus serviços ou produtos, e acima de tudo, procure atender o seu cliente como se ele fosse o último.
4 – Inove sempre
Não se acomode! Um dos segredos para conseguir manter seu negócio estável em qualquer cenário é estar em uma busca constante pela inovação, ela precisa estar presente no DNA da empresa. Pense em alternativas e entenda a essência do problema. Use ferramentas, como as redes sociais para divulgar sua empresa e seus produtos, pense em formas de se reinventar no mercado que atua.
5 – Corte custos
Como cortar custos de forma estratégica e sem prejudicar o funcionamento do negócio? Pode até parecer difícil, mas existem boas práticas que garantem um corte de gastos expressivo.Não sabe nem por onde começar? Então, anote aí algumas atitudes que contribuem para reduzir os custos do seu negócio:
- faça um levantamento das contas e elimine aquelas que não são essenciais;
- fique atento ao consumo de água e luz;
- estimule os funcionários a usarem os recursos disponíveis com mais consciência;
- negocie novas condições com os fornecedores;
- controle o estoque e reduza as perdas de mercadorias;
- confira se o regime tributário da sua empresa é o mais vantajoso.
Mesmo com todas as medidas de economia, chega um momento que é necessário usar um dinheiro extra para manter as atividades. Se você chegou a esse patamar, respire e comece a procurar pela linha de crédito ideal.
Não deixe as coisas apertarem para consultar um contador, tenha uma contabilidade completa, por um preço justo! Acesse: www.somarte.com.br e saiba mais.