Ícone do site Somarte contabilidade

Carnê-leão: o que é, benefícios e como funciona

Carnê Leão O Que é, Benefícios E Como Funciona - Somarte contabilidade

Carnê-leão: o que é, benefícios e como funciona

Tudo que você precisa saber sobre carnê-leão para profissionais liberais está aqui. Confira!

Você é um profissional liberal, autônomo ou recebe rendimentos de outra pessoa física, ou do exterior? Então precisa conhecer o carnê-leão, uma forma de recolher mensalmente o Imposto de Renda sobre esses rendimentos. 

Neste artigo, vamos explicar o que é o carnê-leão, como ele funciona, quem é obrigado a pagar e quais são os benefícios de estar em dia com o fisco. 

Acompanhe!

Aproveite e leia também:

O que é o carnê-leão?

Conforme o site do governo, “o carnê-leão é o imposto sobre a renda que deve ser pago mensalmente, de forma obrigatória, pelas pessoas físicas, residentes no Brasil, que receberem rendimentos de outra pessoa física ou do exterior”.

Esses rendimentos podem ser, por exemplo, aluguéis, pensões, honorários profissionais, comissões, royalties, etc.

Como o carnê-leão funciona?

Em suma, o carnê-leão funciona como um documento em que o contribuinte registra, mês a mês, os rendimentos recebidos e calcula o imposto devido, conforme a tabela progressiva do IRPF

O pagamento deve ser feito até o último dia útil do mês seguinte ao do recebimento do rendimento, por meio de um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

Como apurar e pagar o carnê-leão?

Para apurar e pagar o carnê-leão corretamente, você pode utilizar o sistema disponível no site da Receita Federal — o Portal e-CAC.

Mas atenção: antes, você precisa realizar o cadastro do site do governo (GOV.BR). Assim, terá seu login e senha.

Além disso, você também pode gerar um código para ter acesso ao Portal.

Esse sistema permite o registro dos rendimentos mensais, as deduções possíveis (como despesas com saúde, educação, previdência, dependentes, etc.) e o cálculo do imposto devido. 

Por fim, o sistema gera o DARF para pagamento e permite a importação dos dados para a Declaração de Ajuste Anual do IRPF, facilitando o preenchimento.

Profissionais liberais precisam pagar o carnê-leão?

Em suma, estão obrigados a pagar o carnê-leão os contribuintes que receberem rendimentos de outra pessoa física ou do exterior, desde que esses rendimentos sejam tributáveis e superem o limite de isenção mensal. 

Sendo assim, trata-se de uma obrigação comum dos autônomos e profissionais liberais.

Então se você tem formação universitária ou técnica e exerce a sua profissão por conta própria, como médico, advogado, dentista, arquiteto, engenheiro, psicólogo, jornalista, entre outros, precisa realizar esse pagamento corretamente. 

Quanto de imposto é cobrado?

Esse valor será definido de acordo com a base de cálculo do seu rendimento e as alíquotas do IRPF, que são de 7,5%,15%, 22,5% e 27,5%.

Em suma, quanto maior o seu rendimento, maior será a alíquota aplicada e o valor a pagar.

Alguns exemplos de rendimentos sujeitos ao carnê-leão são:

Por fim, vale lembrar que os rendimentos tributados na fonte, como salários, não entram no cálculo. 

Quais os benefícios do carnê-leão?

Estar em dia com o carnê-leão traz diversos benefícios para o contribuinte, como:

Conte com a Somarte Contabilidade para ficar em dia com o fisco!

Como você viu, o carnê-leão é uma obrigação que deve ser cumprida por muitos contribuintes que recebem rendimentos de outra pessoa física ou do exterior. 

Para não correr o risco de errar no cálculo, no pagamento ou na declaração do imposto, o ideal é contar com o auxílio de uma contabilidade especializada, que possa orientar e assessorar você em todas as etapas.

Nós, da Somarte, oferecemos uma consultoria tributária completa, com serviços de qualidade, rapidez e segurança para você ficar em dia com o fisco. Tudo isso por um preço justo e acessível.

Então evite problemas com o Leão, entre em contato agora mesmo!

Aguardamos sua mensagem!

QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA AGORA!

5/5 - (1 voto)
Sair da versão mobile